Comentários

(20)
Teddy Marques Farias Junior, Advogado
Teddy Marques Farias Junior
Comentário · há 7 anos
Perfeito, Ana. Foi exatamente o que disse no texto. Falta de foco só vai te prejudicar na caminhada em direção ao que se quer!

Se pudesse resumir o texto em uma frase seria "Concurso público não é FIM, é MEIO". É status falar que fulano passou em trocentos concursos. Mas e aí? Só vai ter valido à pena se pelo menos UM destes trocentos concursos deu acesso ao cargo que realmente gostaria de exercer.

Só agora li uma frase e vi que me expressei muito mal ao dizer "não ouso dizer que 'Nunca farei um concurso público na minha vida'". Na verdade eu já fiz concursos, nos quais fui aprovado, e até fui funcionário público durante a minha faculdade. Sei bem como é a vida de um funcionário público, principalmente numa instituição que prega a produtividade máxima (PMMG).

Como se pode entender bem no texto (tive o cuidado de selecionar as palavras para que isto ficasse bem claro) Magistratura e IBGE não são da mesma área. Ministério Público e Autarquias não são de uma mesma área. Aliás, muitas coisas que acham que é uma "mesma área" e vendem num pacotão como "Carreiras Jurídicas", só porque se estudam as mesmas matérias, não são a mesma área!

QUERER ser Juiz (e não simplesmente ter o salário de um JUIZ), e FAZER PROVAS de defensoria pública, não tem nada que vê. As matérias são as mesmas, mas os cargos não são da mesma área. Um pede, outro decide. É simples assim.

E não precisa ser expert em concursos para entender "o mundo dos concursos públicos". Como disse no artigo, basta uma simples pesquisa e uma enxurrada de notícias, artigos, manuais, ebooks e tantas outras coisas caiam aos montes na sua frente. Aliás, se você não estiver em modo de navegação anônima ou utilizando um navegador que bloqueia os "cookies", estas coisas vão chegar também no seu facebook, no seu e-mail, ou qualquer outra ferramente de interação social e comunicação que você utilize. O "mundo dos concursos públicos" está aí, com as portas abertas, e não faltam pessoas te convidando a entrar.

Mas como disse no artigo e neste singelo comentário, concurso público É MEIO, não FIM. Não deveria existir um mundo de concursos públicos, mas um mundo de carreiras públicas que atendem às suas expectativas.

"Fracassar" faz parte de qualquer processo de aprendizagem, não só para concurso público. Somente assim pode-se extrair lições e saber onde estamos falhando.

Por fim, a preparação para um concurso público é tão semelhante a de uma prova de escola quanto se permita considerar que seja. A diferença é que as escolas (ao menos a maioria) não classificam seus alunos, tendo pouca diferença entre o mediano e o "top class". Desta forma, um mediano na escola, assim como nos concursos públicos, ou não estuda, ou estuda mal, ou não está preparado para fazer a prova. E os melhores alunos (assim como os melhores colocados nos concursos) estudam bem e são preparados física, psíquica e emocionalmente para aquela prova.
2
0
Teddy Marques Farias Junior, Advogado
Teddy Marques Farias Junior
Comentário · há 7 anos
1
0
Teddy Marques Farias Junior, Advogado
Teddy Marques Farias Junior
Comentário · há 7 anos
Olá Janaína, boa tarde. Obrigado pelo seu feedback. O STF, por ora, está decidindo não julgar a matéria por não haver afronta direta à Constituição. Implica dizer que a palavra final nesta matéria seria dada ao STJ.

O STJ pode mudar seu entendimento por Lobby das forças públicas, já que esta cobrança indevida já recheou os cofres dos Estados e com a popularização desta ação o próprio Estado agora está tendo que devolver com atualização monetária.

No entanto, considerando o cenário atual, é vanjatoso o processo parar no STJ. Pense bem: Se o STF admitir o recurso e sobrestar todas as ações em andamento no país e depois o relator simplesmente "sentar sobre o processo", só vai prejudicar o cidadão.
3
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em Montes Claros (MG)

Carregando